quarta-feira, outubro 09, 2013

CRÕNICA A UM VIL PECADOR

Na sutil solidão da vida, com sua mente pérfida, o vil pecador passa o tempo a brincar com a fraqueza daqueles que o rodeiam e o servem, mesmo que a contragosto, por favores ilícitos e caros, que o mesmo faz questão de fazê-los sorridente e irônico. Ele, homem de coração doentio, cujo Deus a quem serve e ama é o próprio dinheiro, ganho com a desgraça daqueles a quem subjuga; segue mansamente a vida entre sorrisos, rodeado de belas mulheres, carros de luxo.  Pobre homem, tão querido e amado pelos entes queridos (Pai, mãe, irmãos...) aos quais não tem o menor respeito e/ou consideração, comportamento típico dos amantes da avareza, lobos com pele de cordeiros; mas, que existem e infelizmente, infectam nossa sociedade. Muitos que assim procedem desconhecem a máxima bíblica que profere: “homem honra teu pai e tua mãe para que teus dias se prolonguem sobre a terra”. É meu caro amigo, sei que ages assim, porque não sabes que a vida neste plano é apenas uma passagem: vivemos num mundo de provas e expiações; deixo a ti uma pequena fagulha de esclarecimlento: se em outras vidas, outros mundos erramos, pela infinita bondade do nosso Pai Todo Poderoso, temos a oportunidade de encarnar, para que possamos corrigir os tantos erros de um passado longínquo dos quais não nos lembramos, temos apenas uma vaga recordação. O supracitado homem quando lê e/ou ouve algo referente às verdades divinas, rir-se, haja vista que sua  crença é tão grande quanto o grão de mostarda. Assim segue o vil pecador a cega paixão pela vida marginal a qual se destinou desde a sua tão bem sucedida entrada no mundo das drogas ( traficando) e, diga-se de passagem, para o mesmo um exemplo de profissional que se esforça para manter seus negócios. “Incrível, mas o nobre amigo certamente um dia terá  sua recompensa:” aqui se faz, aqui se paga”isto é, se o mesmo não buscar dentro de si o pouco de dignidade que lhe resta. Quando penso nos seres que agem dessa maneira, me vem a mente a figura dos pais, os quais tanto fizeram para criar e educar seus filhos, na certeza de que no futuro tornar-se-ão cidadãos de bem.Enfim, essa é a cruel realidade daqueles que enveredam pela difícil vida fácil a que se destinam aqueles que caem nas ciladas do mundo, atingidos pelas setas incendiadas do inimigo. Resta-lhes rogar ao Todo Poderoso uma fagulha de luz para guiar-lhes os caminhos para uma vida reta e digna.

Obs. Qualquer semelhança da presente cronica com fatos reais, é mera coincidência.



Por Esoj.Otrebor

terça-feira, maio 14, 2013

UMA ROSA NO JARDIM CELSTIAL








Procurei no jardim celestial a rosa mais bela
E Deus me mostrou a pureza da mulher
Mulher Maria, e assim criou todas as mães,
Onde os braços sempre se abrem para o abraço materno
Onde a força do amor é incomparável de tal maneira que
O próprio Deus colheu essa rosa e a chamou de mãe
Aquela que é capaz de entender todo o riso, todas as lágrimas,
E as preocupações dos dias e noites, e muitas vezes não é compreendida.
Por isso ainda hoje existe o dito popular: Uma mãe é para cem filhos
E cem filhos não são para uma mãe.
Que todos os anjos dos céus se juntem
Em uma só voz e clamem a Deus neste dia
Para cobrir de bençãos e luz a vida de todas as mães.

Esoj.Otrebor
Uma homenagem a minha mãe e a todas as mães

quinta-feira, agosto 02, 2012



SEJA UM EDIL DIFERENTE

Se formos analisar o que é ser um EDIL, veremos então, que este deveria ser um cargo ocupado por apolíticos, ou seja, pessoas não ligadas a política partidária, mas, competentes, bastante honestas e mais especificamente, pessoas de firme propósito em trabalhar pelo povo e fazer cumprir seus compromissos. O edil moderno é aquele cara que só visa status e dinheiro, haja vista que hoje vemos em nossas portas, nas ruas, nos palanques, na programação política, muitos candidatos a Edil, com suas promessas e projetos mirabolantes, muitos até despreparados, vê-se pelos discursos totalmente incoerentes, mas quando chegam a nossas portas ai é que vemos o jeitinho esdrúxulo de ser de cada um deles: sorrisos, abraços, apertos de mãos e promessas de todos os tipos, sabendo eles que são incapazes de cumpri-las, e quando estão fazendo comícios é o cúmulo dos absurdos, só muda a cara, pois a tautologia assume o papel único em cada discurso, é incrível o abuso desses que almejam tanto tornarem-se Edis, quando conseguem jamais voltam as comunidades e se alguém que trabalhou para eles o procura são ignorados com toda a classe que só eles sabem ter, nunca estão e/ou estão em reuniões algo desse tipo, desde que não recebam essas pessoas para não ter que ser cobrado pelas promessas não cumpridas, mas, se você for um bom observador e gosta de se informar sobre os rumos da política no seu estado verá em pouco tempo, que o que os edis prometeram não tiveram a dignidade de cumprir, mas, se formos ver aqueles a quem os pseudo-edis prometeram e realmente cumpriram as promessas, veremos mais especificamente, em seus gabinetes grande parte dos parentes e amigos trabalhando e ganhando belas gratificações, isto é, quando estão trabalhando. Como estamos falando de política, claro que o que supracito, não se trata de NEPOTISMO, trata-se apenas de uma bela troca de favores, e assim, acontece em cada ano de política em todos os estados da nossa querida Pátria Amada, principalmente aqui na capital do Estado/RN.  EDIL: Esse título era concedido aos membros da junta de magistrados eleitos anualmente na antiga Roma.
Seja um Edil (vereador) diferente

Não prometa o que não pode cumprir, diga apenas que se for eleito se esforçará para executar todo o seu projeto de campanha;
Não ofenda seus adversários, os tratem com respeito, seus objetivos são os mesmos;
Não subestime a inteligência das pessoas de comunidades humildes, lembre-se que um dia vocês irão voltar, use da honestidade ao menos uma vez, cumpra o que prometeu;
Eleição não acontece só no momento em que você se dispôs a candidatar-se;
Seja sincero nos seus discursos, tautologia é para os tolos tenha cautela ao pedir votos à população;
Lembre-se de que antes de ser um Edil, você era um homem do povo.
Caríssimos candidatos:
Não faça da Arte do bem falar, uma arma de dois gumes; seja simples, pois nem todo mundo é fácil de convencer, assim como nem todo candidato é um mestre da persuasão.
Não estou tentando convencer-lhes de que irão mudar o mundo da política com um novo paradigma de edil, haja vista, que ninguém conscientiza ninguém, apenas apelamos para a sensibilidade daqueles que se dizem aptos a nos representar na câmara municipal.
Por: Esoj.Otrebor

quarta-feira, janeiro 11, 2012

A REDINHA VIVE E SONHA




 
Igrejinha construida pelos pescadores em 1924

Uma Bela Paisagem entre o Rio e o Mar

                A primeira referência existente sobre o local onde é hoje a Redinha, figura no texto de sesmaria (Hist. Terras que o rei de Portugal doava aos novos colonizadores, com a promessa de cultivo). Concedida ao vigário do Rio Grande, Gaspar Gonçalves Rocha, por João Rodrigues Colaço, em 23 de junho de 1603. Nesse recanto de mar aberto, os portugueses daquela época já conheciam o potencial pesqueiro da praia, que era o antigo porto de pescaria dos capitãs-mores, os quais foram os  primeiros colonizadores do referido lugar. Segundo o historiador, Olavo de Medeiros Filho, existe um mapa intitulado “Perspectiva da Fortaleza dos Reis Magos”, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Portugal, localizado pelo historiador pernambucano, Antonio Gonçalves de Melo, referindo-se a um (Porto de Pescaria), com a presença de “rede” no mesmo local onde hoje é a Praia da Redinha. Segundo Câmara Cascudo, o topônimo da praia, faz referência a uma vila em Pombal, na beira baixa do rio Tejo, em Portugal. “Distrito vila, a margem esquerda do município de Natal. “Redinha de fora, é um local arruado e, Redinha de dentro, fica na foz do Rio Doce, desaguadouro da lagoa de Extremoz.
                “Antigamente, tudo era diferente na Redinha a gente era gente, que beleza de lugar”.
A igreja de pedras pretas, construída pelos veranistas, em 1954, foi erguida de costa para o mar – sem má fé, mas imperdoável para os pescadores, motivo pelo qual, os pescadores continuam frequentando a capela de Nossa Senhora dos Navegantes, a igrejinha mais antiga, construída em 1924, de frente para o mercado e o Rio Potengi.
                Na Festa de Nossa Senhora dos Navegantes há duas procissões, com duas imagens da santa: a da capelinha antiga, é a imagem da procissão marítima, pela águas  do rio potengi, entre a Boca da Barra e os confins da Base Naval; e a imagem da igreja de pedras, vai por terra, levada pelos veranistas ao longo das ruas da velha e querida Redinha.

Obs.: o presente artigo é obra de uma pesquisa escolar realizada no ano de 1994, com o poeta e escritor: João Alfredo de Lima Neto. (o mesmo me concedeu a entrevista na área de sua casa de praia, na Redinha).